Últimas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Economia dos EUA cresce 4% e supera as expectativas

Os Estados Unidos mostram que os períodos mais agudos da crise já passaram, e revertem queda do primeiro trimestre com alta de 4%:


Americanos em compras. O consumo puxou o crescimento
da economia no segundo trimestre.
Enquanto no Brasil, as previsões de crescimento são cada trimestre menores, no resto do mundo o pior da crise de 2008 parece ter ficado para trás. Os Estados Unidos apresentaram um crescimento no segundo trimestre de 4% em sua economia, muito acima das expectativas do mercado que previam alta de 2-3%. 

A alta foi puxada pelo consumo, pelas exportações, e pela reposição dos estoques nas empresas. A alta no consumo foi o destaque subindo 2,5%, o dobro do trimestre anterior que teve alta de 1,2%. Destaque principalmente para bens duráveis que apresentaram alta de 14%. A queda no consumo no começo do ano foi provocada por um dos invernos mais rigorosos que atingiu o país.

O crescimento do segundo trimestre compensou com sobras a contração no primeiro trimestre. A exportações, por exemplo, cresceram 9,5%, ante uma queda de 9,2% no início do ano. 

Efeito no Brasil


O crescimento da economia americana pode ter um efeito duplo na economia brasileira. De um lado, a economia dos EUA costumam puxar outras economias, elevando o crescimento mundial. 

De outro, no entanto, o crescimento pode acelerar o processo de reversão da expansão monetária, com a retirada de dólares do mercado que está previsto para 2015. Dependendo da força com que seja adotada esta retração monetária pode provocar a disparada do dólar no Brasil, o que deve pressionar ainda mais a inflação por aqui. 

A tendência é que em 2015 o Brasil tenha que optar ou por uma forte alta dos juros para conter a inflação, ou manter os juros no patamar atual e voltar a conviver com índices de inflação beirando a casa dos dois dígitos. Estas opções combinadas com uma economia que diminui em muito o seu ritmo de crescimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By